21 97280-7883 santarosa@gbniteroi.com.br

Como o jiu-jitsu pode ajudá-lo a ter mais foco no seu dia a dia

Como o jiu-jitsu pode ajudá-lo a ter mais foco no seu dia a dia

Como o Jiu-jitsu pode ajudá-lo a ter mais foco no seu dia a dia? Nós na Gracie Barra Santa Rosa resolvemos falar um pouco sobre a dificuldade que muitas pessoas tem em manterem-se focadas em suas atividades diárias e sobre como a prática do Jiu-jitsu pode ajudá-los. A dificuldade em manter o foco e a concentração existe para muitas pessoas. Prestar atenção é realmente difícil, principalmente com as redes sociais o tempo todo chamando sua atenção com mensagens e sons que despertam.

Sempre aparece aquela vontade dar uma checada nas redes sociais, e-mails ou sites de notícias. Se você também sente essa dificuldade, saiba que não está sozinho!

Neste artigo você verá sugestões de como desenvolver o foco no dia a dia e como o Jiu-jitsu pode ajudá-lo!

Jiu-jitsu e foco

Falando um pouco sobre o foco

Daniel Goleman é um autor renomado best-sellers (como Inteligência Emocional) sobre psicologia emocional. Em seu livro chamado “Foco”, ele aborda a dificuldade de as pessoas principalmente desta geração sentir imensa dificuldade em ter atenção plena nas atividades do dia a dia.

Ele compara a capacidade de focar como um músculo: se não utilizarmos, ficará atrofiado. Para isso, é necessário desenvolver nossas habilidades de se ter atenção.

A atenção plena (ou Foco) é uma característica portada por pessoas que já desenvolveram boas habilidades cognitivas. Mas, é claro que é muito difícil focar, pois as mídias sociais servem como uma distração constante. Praticamente nosso cérebro acabou programado para executar tarefas em pequenas partes.

É sabido que o foco é a base de sucesso. Em qualquer objetivo que você determinar, sem foco, dificilmente chegará aonde almeja. Exemplo disso são os atletas que alcançam rendimento máximo nos esportes, que são pessoas extremamente focadas.

No entanto, os esportes também funcionam em sentido inverso: a atividade física regular deles aumenta e muito a capacidade de ter foco nas pessoas!

Sobre os benefícios da prática esportiva

Os esportes são conhecidos por trazerem inúmeros benefícios, tanto físicos e emocionais. E, dentre os últimos, a habilidade de focar é desenvolvida simultaneamente ao desenvolvimento do condicionamento físico.

Agende uma aula gratuita

Existem, no entanto, atividades que auxiliam mais no desenvolvimento do foco, que é o caso das artes marciais, como o Jiu-jitsu. As artes marciais prezam pela objetividade, auto-controle e motivação constante por parte dos praticantes.

Dentre as artes marciais, o Jiu-jitsu possui um grande diferencial no que se refere a atenção pois a a concentração e consciência corporal são trabalhadas em todos as aulas. A prática do Jiu-jitsu auxilia no desenvolvimento da habilidade de manter-se focado.

A prática do Jiu-jitsu auxilia no desenvolvimento da habilidade de manter-se focado

Muitas das vezes uma aula de Jiu-jitsu pode ser definida por uma única palavra: pressão. O praticante é desafiado pelas limitações de seu condicionamento físico e pelas ações do seu adversário. São momentos em que o praticante desenvolve a capacidade de manter a calma e tomar decisões sob pressão.A pressão envolve tanto o físico, como no embate corpo a corpo, que possui constantes “amassadas” (expressão comum entre os praticantes da arte suave), como também envolve a pressão psicológica de conseguir pensar e agir durante as sessões de luta.

Diante disso, o praticante precisará estar extremamente focado para conseguir sair destas situações. Além disso, terá como benefício o progresso contínuo na arte marcial.

O Jiu-jitsu ajuda a manter o foco, o desenvolvendo como uma habilidade que cresce junto com a capacidade de pensar de forma estratégica e o poder de manter a calma mesmo em situações difíceis. A arte suave também é conhecida pela analogia com um jogo de xadrez corporal.

Portanto, pense no Jiu-jitsu como uma excelente ferramenta de auxiliar o foco e deixar de lado as distrações que o impede de alcançar os seus objetivos. Os valores, as lições e habilidades desenvolvidos durante as aulas são levadas para muito além do tatame e se fazem presentes no dia a dia dos praticantes da arte suave.

Leia, compartilhe, entre em contato com nossa escola e saiba mais sobre o potencial da arte suave! Conheça a Gracie Barra Santa Rosa e agente uma aula experimental gratuita

Publicado em 15 de março de 2020 por